segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Artigo de Opinião - Profº Patricia

As pessoas são influenciadas pela televisão de maneira benéfica ou maléfica?

Muitos de nós gostamos de assistir televisão. Seja um filme, uma novela ou até mesmo o noticiário para acompanhar os principais acontecimentos, descobertas e curiosidades que fazem parte do nosso dia a dia, e que inconscientemente manipulam o telespectador, e é exatamente neste ponto onde eu quero chegar. A televisão, em algumas ocasiões, além de manipular, ela desinforma, omite e mente. Excesso de tempo assistindo televisão faz mal para a saúde.

Estudos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o brasileiro é um povo bastante sedentário. Um bom exemplo é Cristian, de 40 anos. Sedentário há pouco mais de um ano, o engenheiro usa as horas vagas para navegar pelos sites preferidos quando sai do trabalho. Juntando as horas de trabalho e de lazer ele fica até 15 horas em frente ao equipamento. “Pretendo mudar a rotina e adotar a caminhada do trabalho para a casa, que dá uns 4 quilômetros. Está faltando só força de vontade”, diz Cristian.

“O sedentarismo leva ao sobrepeso e à obesidade e aparece como fator fundamental do desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Isso impacta diretamente na qualidade de vida e no perfil de mortalidade”, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante a coletiva de divulgação dos dados, no Rio de Janeiro.

A televisão deve ser utilizada como mais uma ferramenta eficiente na comunicação de massapara trazer ainda mais  conhecimento ao povo, porém não é isso o que geralmente acontece. As pessoas estão acostumadas a ver sempre os mesmos programas e não percebem quanto tempo é jogado fora naqueles instantes em que estão na frente da Televisão. Ao invés de verem canais educativos, culturais, que possam gerar algum conhecimento, preferem ver novelas, seriados e outros tipos de programas. Assim não vemos a Televisão como um meio educacional e sim como um passatempo onde ficamos com as mentes presas em imagens e sons, que podem ser reais ou não. Esse meio de comunicação é perigoso porque mexe com a mente das pessoas, tentando influenciar seu modo de pensar e agir, mesmo com todas estas controversas a televisão não pode ser julgada de forma eficiente como algo benéfico ou maléfico, pois  com a televisão ficou muito mais facil e agil saber as noticias e divulga- las em massa,mas também ela serviu para trazer o sedentarismo cada vez mais forte e a troca do passeio em familia por assistir um programa que ali iria passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário